terça-feira, 31 de julho de 2007

Temascal...

 

 

Ontem, 30/07 tive a imensa e grata possibilidade de participar pela primeira vez (e garanto que não será a única) de um Temascal, quero nesse momento explicar para você no que consiste esta vivência...

Temascal ou Tenda do Suor

A Purificação Integral

Para as pessoas que já participaram da "tenda do suor" indígena, também conhecida como Temascal, encontrar uma Terapia assim (completa), foi o fim de uma grande e longa "busca" e o início de um grande "encontro" e  aprendizado. O propósito desta cerimônia é a purificação do corpo, mente, emoções e espírito.

O Temascal é uma antiga tradição indígena, que no idioma Náhuati significa: "Casa de Vapor". Esta "casa", também conhecida como INIPI, é o local onde oferecemos a água de nosso corpo para a Mãe Terra. Tradicionalmente é confeccionada com Salgueiros, e estes se dobram para dar uma forma circular  a Tenda (como um Iglu ou tendo a forma semelhante a uma nave espacial). Os mourões de salgueiros são utilizados para formar a armação da tenda. O salgueiro por ser a árvore do amor é a preferida, porém podem ser utilizadas as nativas, como bambus, por exemplo. Deve ser construída em um local distante de moradias ou do barulho da cidade, preferencialmente em locais com grama, próximo a árvores, a um lago, rio ou cachoeira.

A porta de entrada da tendas normalmente fica voltada para o Leste ou Oeste, dependendo da intenção do Temascaleiro. A tenda é construída diretamente sobre a terra, tendo um buraco no centro. A armação da tenda é recoberta por lonas.

A Cerimônia trabalha nossa harmonia com os  4 Elementos. Desde as primeiras horas do dia, numa grande fogueira, o fogo sagrado esquenta as pedras, também chamadas de anciãs.

Os participantes começam a vivência fora da Tenda com vários "exercícios" de alinhamento, meditação e de sintonização com os elementos. No fim da tarde as pedras já estão aquecidas  e os participantes se encaminham para o local. As pessoas reúnem-se na fogueira, onde são feitas evocações, e saudações ao fogo.

Descalças, as pessoas vão entrando em fila na tenda, é necessário que as mesmas se ajoelhem ao chegar na porta, ajoelhados se curvam trazendo mentalmente o que deseja buscar, esclarecer ou aprender com essa vivência, e ocupa um lugar dentro da tenda dirigindo-se no sentido horário, sentando em círculo, ao redor do buraco estrategicamente deixado ao centro. Na Tenda,  todos ficam em contato com a Terra e acolhidos  no ventre de "nossa mãe" a vivência tem seu início.

Depois as pedras (anciãs) são convidadas a entrar  e  são colocadas no buraco ao centro da Tenda pelo "homem de fogo" que tem a função de cuidar da fogueira e das pedras do lado de fora.

É importante lembrar que as pedras guardam registros da Terra.

A porta é fechada,  e dentro da Tenda,  ficam os participantes, as pedras e o Temascaleiro (que fica sentado em frente ao buraco das pedras) e este tem como instrumentos uma tigela com água, algumas ervas e muita experiência e intuição, pois é ele  o responsável pelo andamento da cerimônia. São invocados os poderes das quatro direções, animais de poder, canções, preces, etc.

A vivência dentro da tenda deve acontecer ao entardecer, onde a escuridão será total, assim as pessoas poderão avivar todos os sentidos e absorver as diversas sensações proporcionadas.

Quando a água entra em contato com as pedras incandescentes, gerando um vapor muito especial e aromatizado por ervas medicinais, o vapor começa a subir tomando conta da tenda, elevando a temperatura de forma intensa. Neste momento, através da própria elevação da temperatura do ambiente, as pessoas começam a suar purificando seu corpo. A purificação é sentida e vivenciada em todos os níveis.

No Temascal geralmente realizam-se 4 etapas (ou portas) e cada uma tem um significado e propósito específico.  Trabalha-se também com as 4 direções sagradas (norte, sul, leste e oeste). O LESTE representa a nossa criança interior, nossa inocência esquecida. O SUL é o jovem aventureiro, aquele que não tem limites e nem medo de arriscar. O OESTE é o nosso adulto, o que toma a responsabilidade de sua própria existência, o que planifica e organiza para conquistar suas metas, objetivos e propósitos de vida; e o NORTE representa o ancião, aquele que aprendeu com a vida e conquistou a sabedoria.

Nesta cerimônia podemos sentir que a Terra tem vida. Entrar na tenda é nascer de novo, une-se o espiritual com o mental, aprendemos a abrir o nosso espírito, a ser pacientes.

A INIPI é uma cerimônia de cuidados e purificação. Abre nossos poros para liberar toxinas.

Ela simboliza o retorno ao útero da mãe. Uma tenda do suor, sem a cerimônia é apenas quente. Com a cerimônia estaremos unidos a Terra, nos convertemos em parte integrante da Terra. Na INIPI nos concentramos na purificação do físico, da mente, das emoções, do espírito.

Ao final da invocação o Temascaleiro e entoa várias canções despeja o resto da água nas pedras e há um período sem cantoria. Todos depois saem, onde uns vão beber água, outros se agacham perto da fogueira.

Segundo Lerix (Temascaleiro do Condor Blanco): "Esta é uma cerimônia de purificação e harmonização de nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual. É uma viagem profunda até uma consciência infinita, a consciência de saber entender, compreender e recordar que somos parte deste Planeta. Conscientes "disso" viveríamos em harmonia com a natureza e automaticamente estaríamos em harmonia com os outros e com nós mesmos (nossa própria natureza). Quando saímos do Temascal somos como crianças recém nascidas, saindo da escuridão do INIPI até a LUZ do fogo infinito, levando dentro de nós o que sempre foi nosso: a inocência, a harmonia de nossos corpos e o amor entre nós; e deixamos dentro da Tenda aquilo que não nos pertence e que já não precisamos pra viver."

Durante a Cerimônia também são realizados cantos de poder, fala-se também sobre os ALIADOS de poder e se compartilha do poder do silêncio. Uma cerimônia onde são trabalhados constantemente nossos sentidos, em níveis internos e externos e também nosso poder de adaptação, entrega, nossa humildade e aceitação.

Uma Terapia Integral - Os benefícios para o corpo físico são vários, dentre  eles: *Tonifica a pele; *Diminui problemas ósseos; *Limpa as vias aéreas melhorando problemas com a respiração; *Desintoxica o sistema digestivo; *Melhora sintomas pré-menstruais; *Ajuda a relaxar o corpo e a mente; *Diminui o stress; *Estimula a circulação sanguínea; Limpa e beneficia a pele; *Hidrata e ajuda a diminuir problemas com os cabelos; *Ajuda a baixar peso, etc.

Em níveis emocionais: *Auxilia em casos de depressão, inseguranças, instabilidades emocionais e medos; *Promove a auto-aceitação; *Ajuda a recuperar o amor próprio e a reconhecer  nossas forças internas, nosso poder e coragem, entre outras coisas.

Quantas vezes na vida gostaríamos de encontrar  em uma única Terapia (ou Cerimônia) os benefícios de uma purificação física, emocional, mental, que nos dê  mais felicidade e abundância e  que nos coloque em conexão com a natureza?

Um mergulho na sua essência

 

A humanidade afastou-se da Mãe Terra, porque nos afastamos de nós mesmos. Muito avançamos em tecnologia e, embora, hoje vivamos mais que nossos ancestrais, parece que não vivemos melhor. Existe a sensação de que quanto mais sofisticados nos tornamos mais deslocados nos sentimos. Mais estressantes tornaram-se as relações entre pessoas e do próprio indivíduo consigo mesmo.

Já é tempo de suavizarmos nossa caminhada neste plano físico.

Vivemos os tempos de amorosamente retornar à unidade com o meio em que vivemos, de aceitar que somos parte de um todo mais amplo e reencontrar a harmonia em nossos corações.

A experiência do Temascal ou Tenda do Suor, permite a sua reconecção com a natureza, a reconecção com sua essência.

 

Beijos no coração!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário